Sinal verde para a sustentabilidade

30/12/2019

Sinal verde para a sustentabilidade

A E. Tamussino trabalha para a conservação do planeta e o bem-estar social

Sinal verde para a sustentabilidade

Ter um negócio sustentável é trabalhar em favor do ambiente, da comunidade, da sociedade e da economia. Com isso, a empresa atende às necessidades globais sem comprometer negativamente as gerações futuras. E foi acreditando nesse papel essencial das instituições que a E. Tamussino construiu sua matriz, no Centro do Rio de Janeiro, que atualmente tem cerca de 150 funcionários. 

Sua construção emprega alguns recursos sustentáveis que visam modificar os padrões de consumo, como a captação de energia solar, que gera 25% de economia como retorno. A energia é gerada por placas fotovoltaicas, que convertem a energia do sol em eletricidade e produzem, em média, 4.500 kilowatts mensalmente. Há também a utilização de luz solar direta para a iluminação dos banheiros, por meio do sistema Solatube, que capta, transfere e difunde a luz durante o dia de forma homogênea pelos ambientes.

Outra maneira de reduzir o consumo no dia a dia é por meio da captação própria de água da chuva, o que ocasiona uma economia em torno de 50%.  O sistema é utilizado para irrigação do telhado verde e para uso nas descargas de todos os banheiros. Já o telhado verde exerce a função de reduzir o aquecimento da cobertura, o que incide em menos uso do sistema de ar-condicionado e contribui para diminuir a poluição do ar. 

Separação e reciclagem do lixo

Com lixeiras divididas por cor e dispostas nas copas, é possível separar o lixo produzido pelos colaboradores em orgânico, plástico e papel. Com a campanha interna de educação e incentivo, cada um faz a sua parte já no momento do descarte. Assim, a empresa de coleta leva o lixo já separado para a reciclagem. 

Selo Qualiverde

Em 2018, a empresa conquistou o Selo Qualiverde junto à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, sendo o sexto prédio do município a receber a certificação que gratifica construções e incentiva práticas sustentáveis. Sua legislação qualifica os projetos e, pela Lei de Benefícios Fiscais, concede algumas bonificações.

Tais iniciativas representam, acima de tudo, um compromisso com o planeta e um investimento no futuro.  Para a E. Tamussino é essencial inspirar e educar as pessoas, a fim de rever ações, de olho no amanhã. Afinal, as mudanças climáticas, a geração de lixo e seu impacto na fauna e na flora estão cada vez mais evidentes. Todos os colaboradores têm papel importante em adotar melhores práticas e em multiplicar essas ideias para minimizar o uso de recursos naturais, de materiais tóxicos, diminuindo a emissão de poluentes e geração de resíduos.