EchoTip ProCore® HD 20: Melhor performance em comparação com a mais utilizada mundialmente

29/05/2020

EchoTip ProCore® HD 20: Melhor performance em comparação com a mais utilizada mundialmente

EchoTip ProCore® HD 20: Melhor performance em comparação com a mais utilizada mundialmente

Compartilhe essa notícia:
Abordamos anteriormente a importância do procedimento e o avanço que o mercado tem feito com os dispositivos utilizados nos exames de Ecoendoscopia (EUS).

Complementar para diagnósticos mais assertivos e terapêuticas bem direcionadas, a área de Endoscopia vem avançando na medicina, evitando a indicação de cirurgias desnecessárias.

A tecnologia dos dispositivos elaborados e periodicamente revisados pelas companhias trazem segurança e maior chance de sucesso para os médicos em exames de rotina, até aqueles necessários para descartar possibilidades de patologias mais graves, como a presença de um tumor.

Um estudo multicêntrico, prospectivo, randomizado e controlado, publicado em 2019, abordou uma questão de extrema relevância quando o assunto é diagnóstico por EUS: qual tipo de agulha utilizar, FNA ou FNB e, principalmente, o gauge a ser escolhido. 

Participaram do estudo 13 centros localizados na Europa, EUA e Ásia, no período de fevereiro de 2015 a setembro de 2016, comparando duas agulhas com diferentes tipos de coleta de amostra. Ambos da marca Cook Medical, um modelo FNA, gauge 25, mais utilizado mundialmente (EchoTip® Ultra 25) e um modelo FNB, gauge 20, com tecnologia avançada (EchoTip ProCore® HD 20).

Foram selecionados 608 pacientes com indicação para EUS devido: lesão pancreática sólida, linfonodo, outro tipo de lesão sólida ou de submucosa, com visualização de lesão alvo durante o exame e maiores que 1 cm. Pacientes com risco de sangramento, em uso de anticoagulante que não pôde ser descontinuado e lesões puramente císticas foram excluídos do estudo.

Seguindo protocolo padronizado, realizou-se punção da lesão principal em casos de mais lesões observadas durante o exame, com a técnica de punção à escolha do endoscopista. Os patologistas também registraram se o diagnóstico seria possível obter por citologia, histologia ou uma combinação.

O grupo foi dividido em dois subgrupos, totalizando 302 para agulha FNB e 306 pacientes para a agulha FNA. Dentre os quais, obtiveram-se punções de lesões malignas e benignas.

No quadro* abaixo é possível analisar a performance de cada agulha com base no tipo de análise utilizada, sendo superiores os observados na agulha EchoTip ProCore® HD 20.




Além da performance, foram analisadas sensibilidade, especificidade e acurácia, sendo também superiores os números da agulha FNB, EchoTip ProCore® HD 20, conforme demonstra a tabela abaixo:



Concluiu-se ao término do estudo, que a agulha EchoTip ProCore® HD 20 superou as análises da agulha FNA, mais utilizada mundialmente devido seu rendimento histológico e precisão diagnóstica em lesões pancreáticas e não pancreáticas, independente da técnica realizada e número de punções. 



Referências: Volume 89, No. 2 : 2019 GASTROINTESTINAL ENDOSCOPY 329-339

1. van Riet, Priscilla A.; Bruno, Marco J. – A multicenter randomized trial comparing a 25-gauge EUS fine-needle aspiration device with a 20-gauge EUS fine-needle biopsy device – Journal Gastrointestinal Endoscopy, 2019; Vol. 89, nº2: 329-339.

2. Folder ECHOTip Ultra e ECHOTip ProCore – Site: https://www.cookmedical.com/products/esc_echoc_webds/




Compartilhe essa notícia

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
X