Desenvolvimento humano muito além do papel

27/12/2019

Desenvolvimento humano muito além do papel

Com patrocínio da E. Tamussino, Oficina de Ilustração leva inovação e criatividade para comunidades carentes

Desenvolvimento humano  muito além do papel

Como forma de incentivo à criatividade e ao desenvolvimento humano, apoiamos por mais um ano a Oficina de Ilustração, que ministra cursos de desenho, ilustração e aquarela. Em 2019, foram 540 participantes de comunidades carentes do Rio de Janeiro e de São Paulo, com idade entre 15 e 80 anos.

O programa estimula o desenvolvimento muito além do papel. As oficinas visam expandir o repertório lúdico dos participantes, proporcionando o aprimoramento da percepção visual e da expressão por meio do desenho e da pintura.

Além das técnicas de desenho, os orientadores trabalham a interpretação de texto, que é um princípio de grande relevância quando o objetivo é ilustrar e dar vida a contos e fábulas. Assim, é possível estimular a criatividade através da arte, seja qual for a idade. 

Todos recebem material personalizado de pasta e apostila, idealizado especialmente pelo professor Matheus Grimião, Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor regular do projeto. Matheus também é ilustrador, caricaturista e artista plástico.Lista das oficinas:

- Projeto Uerê, Favela da Maré (RJ)

- CRAF Tom Jobim, Ilha do Governador (RJ)

- URS Floriano de Lemos, Ilha do Governador (RJ)

- CREAS Arlindo Rodrigues, Tijuca (RJ)

- CREAS Daniela Peres, Taquara (RJ)

- Biblioteca Comunitária Wagner Vinicio, Rio das Pedras (RJ)

- Biblioteca Parque, Rocinha (RJ)

- CIEJA Campo Limpo, Capão Redondo, São Paulo (SP)


Confira o vídeo do programa: