Como receber feedback?

05/08/2020

Como receber feedback?

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Entre as práticas que tornam o dia a dia mais fácil e produtivo, está o feedback — que não só melhora o desempenho da equipe, mas também a confiança entre as pessoas. Em outras palavras, os resultados são melhores e as pessoas acabam se relacionando melhor.

Feedback trata-se do exercício de informar outra pessoa sobre como percebemos o seu comportamento e, ao mesmo tempo, dar abertura para que ela também mostre o seu ponto de vista. Ou seja, uma conversa.

 

Vale lembrar que o objetivo do feedback é ajudar a pessoa a melhorar suas atitudes, e não julgá-la ou condená-la. Dessa forma, também pode ser dado como um elogio, para mostrar para o colega de trabalho algo positivo e de destaque que ele fez — e que deve continuar sendo praticado.

 

E na hora de receber? Primeiro de tudo, valorize esse momento. É a partir dessa avaliação que você saberá quais habilidades precisa melhorar e quais conhecimentos novos precisa adquirir. Ou seja, é uma oportunidade valiosa para se conhecer melhor.

 

Por isso, quando recebemos um feedback que não foi elogioso, não devemos ficar arrumando desculpas, e sim agradecer. É importante não se defender com frases como: “não é bem isso”, “você entendeu errado”, “não é isso que eu quis dizer”, “eu sou assim mesmo”, entre outras.

Dito isso, reflita sobre os pontos trazidos pelo seu colega de trabalho. O feedback sem análise posterior não adianta nada.


Dói, mas depois SARAH

Surpresa 

Quando nos deparamos com a verdade de que não fomos bem ou que deveríamos fazer algo de forma diferente, principalmente quando não percebíamos isto, sentimos um primeiro impacto de surpresa. A melhor atitude nesta fase é ouvir. Ouça e apenas respire fundo. Busque uma atitude mais serena para deixar a pessoa concluir a fala sem interrompê-la, afinal, esta informação pode ser importante para você.

 

Angústia 

Nesta fase do processo, ao receber o feedback, é comum sentir uma dor real, até física (dor de estômago, de cabeça). É a dor de perceber que realmente não fomos bem. Neste momento pode surgir uma barreira, a da não aceitação, da rejeição ao feedback. Fazendo uma analogia do mundo corporativo com a vida familiar. Observe crianças pequenas interagindo e tudo ficará muito claro. Quando você diz a uma criança pequena que ela fez algo errado geralmente ela retruca, coloca a culpa no irmão, pode dizer que não gosta de você, que você é feio, bobo, ou até tentar te bater, levantando a mão. Pode também chorar e abaixar a cabeça, ficando numa posição deprimida. É só testar e você verá uma resposta muito parecida com essas, pois esse é o padrão de resposta instintiva que eles terão.

É engraçado, até constrangedor pensar, mas nós também temos estas reações no mundo corporativo. Fechamos a cara, falamos mal pelas costas, colocamos a culpa no outro, agredimos verbalmente, tudo porque estamos sentindo dor. Ao tentar evitar a dor, acabamos tendo reações imaturas. Precisamos acelerar para o próximo passo com elegância e maturidade para assim, evoluir como pessoa e profissional.

 

Razão 

Quando perceber que você está rejeitando um feedback, você deve usar a razão. Para isso você precisa de tempo. Esta é a chave. Ao receber um feedback apenas agradeça, diga OBRIGADO e nada mais. Dê tempo a você mesmo, não emita opiniões antes de, pelo menos uma noite ter passado. A famosa “travesseirada” ajudará você a usar mais a razão e menos a emoção e estar mais apto a refletir sobre o feedback.

 

Aceitação 

Como diziam os antigos - aceita que dói menos. Foque nos pontos em que o feedback foi construtivo. Nesta fase você precisa se convencer, comprar a ideia da melhoria vinda do feedback. Uma sugestão é pensar - se eu visse a mim mesmo agindo desta forma, eu gostaria do meu comportamento? O que pensaria de mim? Certamente você perceberá que há motivos para você ter recebido o feedback e que há muitos ganhos em aceitar essa mudança. 

 

Help 

Esta é a última fase para a completa evolução a partir de um feedback. Após aceitar genuinamente, busque apoio e ajuda para melhorar o comportamento solicitado. Peça ajuda para seu líder ou para quem lhe deu feedback – “você pode me sinalizar quando eu cometer o erro novamente para que eu perceba e consiga ajustar o mais rápido possível meu comportamento”? Também busque ajuda com cursos, livros ou outras pessoas.

Buscar agir de forma efetiva para passar por todas as etapas é a base para a sua evolução. Tenha consciência de que praticamente 100% das vezes você passará pela dor quando receber um feedback corretivo, que dói sim, mas que depois passa e você sairá muito melhor se seguir estas dicas.

 

Boa SARAH e sucesso! 

Autor: Fabrizio Ortiz



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