A Ginecologia e Urologia menos traumática, mais prática e leve

01/06/2020

A Ginecologia e Urologia menos traumática, mais prática e leve

Modelos de endoscópios compactos All-in-one

A Ginecologia e Urologia  menos traumática, mais prática e leve

Compartilhe essa notícia:

 Os modelos all-in-one são compactos e englobam todos os acessórios de um equipamento em uma única peça e não precisam de camisas, obturadores, pontes e outros adaptadores para funcionar. Alguns desses modelos específicos estão disponíveis no mercado brasileiro, como histeroscópios e cistoscópios e trazem grandes benefícios, tais quais:

  • Maior segurança e proteção da parte ótica, uma vez que a ótica não fica exposta em uma peça livre. Esse é um dos grandes benefícios, tendo em vista a taxa de quebra elevada que as instituições possuem da ótica.

  •  Menor perda e quebra de acessórios durante o transporte e esterilização, uma vez que não há necessidade de desmontagem do material em diversas peças pequenas, a taxa de quebra e de perda acaba ficando muito mais baixa em clientes que utilizam este tipo de equipamento.

  • Maior agilidade no momento da montagem, visto que não há o envio de acessórios incompatíveis e equivocados ao Centro Cirúrgico.

  • Menor curva de aprendizado nos centros educacionais e hospitais universitários, visto que é uma peça muito mais fácil de ser utilizada, pois já está pronta.

  • Menores diâmetros disponíveis – devido à montagem única, o desenvolvimento tecnológico dos fabricantes permitiu que os diâmetros ficassem ainda menores fazendo com que os pacientes tenham menos dor e que mais procedimentos pudessem ser realizados em centro de diagnósticos e ambulatoriais, inclusive sem anestesia. 

A histeroscopia em consultórios permite uma visualização brilhante, em tempo real e reduz a necessidade de internação e procedimentos cirúrgicos em grandes hospitais para pequenos procedimentos como adesões simples e pequenos pólipos. (1) 

Cistoscopia é um procedimento comum em consultórios urológicos, porém desconfortável e dolorido para os pacientes. O uso de um cistoscópio mais fino pode ajudar nessa sensação de dor por parte do paciente. (2) 

Alguns estudos mostram que o envio de materiais médicos errados ao Centro Cirúrgico ocorre bastante frequentemente, cerca de 15% das vezes, causando uma demora adicional de cerca de 12 minutos entre procedimentos. (3) Sabemos que, se contabilizarmos toda a demora no Centro Cirúrgico, teríamos uma maior produtividade em número de procedimentos ao longo do mês ou ano.

Tendo em vista o ambiente educacional, levando em conta os benefícios de se ter um equipamento que facilite a curva de aprendizado médico, o desafio se torna fornecer tempo suficiente e emprego de estratégias de ensino que possam facilitar o atingimento universal da técnica. Os elementos chave do aprendizado são: definição sem equívoco do que deve ser aprendido e como deverá ser avaliado; permitir treinamentos para que possam treinar em seu próprio passo; avaliação do progresso com feedback apropriado e testar qual nível de conhecimento foi atingido (4).

Desta forma, foram apresentados diversos pontos que nos mostram os benefícios de termos equipamentos mais simples e compactos para uso na prática diária médica e que já estão disponíveis no mercado brasileiro. Conheça o Histeroscópio Compacto Richard Wolf modelos 3.8mm e 5mm e também o Cistoscópio Compacto de 14 e 17Fr:

Referências:

  1. Dourron Edward, N. Use of 3.8mm compact hysteroscope during un-sedated hysteroscopy in the office setting – a clinical report.

  2. Zanotti, R et al. Whats is the impacto f a vídeo set on pain relief of patients who undergo office based rigid cystoscopy? A randomized prospective study

  3. Wubben, I et al. Equipment related incidents in the operation room: an analysis of occurence, underlying causes and consequences for the clinical process.

  4. Hopper N.A, Jamilson H.M, Lewis G.W. Learning curves in surgical practice. Postgrad Med J. 2007 Dec; 83(986): 777–779


Compartilhe essa notícia

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
X