5 dicas para uma gestão de compra hospitalar eficiente

18/04/2023

5 dicas para uma gestão de compra hospitalar eficiente

Mais do que a simples busca por preços menores e boas oportunidades de compra, a gestão de compras hospitalares traz muitos desafios. Veja algumas dicas para otimizar esse processo.

5 dicas para uma gestão de compra hospitalar eficiente

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Mais do que a simples busca por preços menores e boas oportunidades de compra, a gestão de compras hospitalares traz muitos desafios. Além de realizar compras de itens para suprir a necessidade do hospital ou clínica, é preciso atender às necessidades dos pacientes e equilibrar o custo-benefício para a instituição de saúde. É preciso considerar, além dos preços, todo o processo logístico e operacional necessário. Pensando nisso, preparamos 5 dicas de como você pode organizar a gestão de compras hospitalares, superar os desafios e otimizar os processos.

1- Conheça o consumo da sua instituição
A compra estratégica deve ser baseada no consumo médio da sua instituição. Estabeleça um histórico de tudo que é utilizado para evitar as compras emergenciais e o desperdício de produtos que ficarão acumulados no seu estoque. Além disso, é importante considerar a demanda dos seus pacientes e um possível aumento nas necessidades do seu hospital.

2- Escolha de fornecedores
Tanto para compra quanto para a manutenção de maquinários e equipamentos, a escolha de um bom fornecedor é a base para uma compra estratégica para a sua instituição hospitalar. Para que você escolha a melhor empresa para fornecer insumos e serviços, esteja atento aos seguintes fatores:
- Informar-se quanto à qualidade do serviço prestado por esse fornecedor para outras instituições;
- Estabelecer indicadores de desempenho para a análise da prestação de serviços;
- Valorizar o bom atendimento e a disponibilidade de atendimento, de forma a atender às demandas do hospital;
- Prezar pelo nível de qualidade na prestação de serviço e no fornecimento rápido de insumos;
- Informar-se sobre certificações e adequação às normas de segurança.

3 - Controle de tempo e estoque
Para que não faltem os insumos necessários para a prestação do atendimento, é preciso que a equipe de compras tenha um controle do tempo de duração e vida útil dos equipamentos existentes, além da necessidade de manutenção e elabore um planejamento adequado do período de duração das mercadorias até a próxima compra. Isso irá prevenir diversos problemas para a instituição, como atrasos no atendimento por falta de insumos e equipamentos; prejuízos financeiros e para a imagem do hospital.
Nesse contexto é de extrema importância a proximidade e o alinhamento com outros setores, com destaque para o setor de engenharia clínica do hospital. Os engenheiros clínicos irão orientar e repassar as demandas e prioridades para um planejamento mais alinhado.

4 - Evite desperdícios
Nem sempre realizar uma grande compra é a melhor opção para a instituição. Produtos parados por muito tempo podem acabar perdendo o prazo de validade, apresentarem falhas ou danos por conta da inatividade, além de ocupar um grande espaço que poderia ser melhor aproveitado. Por esse motivo, realize a compra estratégica de tudo que será utilizado em um determinado período, isso evita desperdícios, gastos desnecessários, um estoque sobrecarregado, entre outros problemas. Vale destacar mais uma vez a importância da comunicação e alinhamento com os outros setores do hospital.

5 - Cuidado com as compras emergenciais
Assim como nas nossas residências, as compras emergenciais acabam saindo muito mais caras do que as feitas de forma planejada e antecipada. Isso porque você pode se ver obrigado a adquirir um produto com um preço muito acima do mercado, e em quantidades menores, uma vez que o objetivo é suprir a necessidade emergencial. Isso acontece por conta da falta de planejamento e a não consideração de variação sazonal de alguns produtos.
Por essa razão, é imprescindível ter um controle de estoque adequado a fim de prevenir a falta de insumos e evitar situações como essa.



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